A primeira reunião

Image

Logo na primeira reunião do Grupo que inicia os trabalhos para entender melhor a Dívida Pública, entre outros assuntos correlatos, tivemos o orgulho de ter o apoio da Profa Dra Maria Lúcia Fattoreli, que muito deu de si, não só com sua grande presença, mas com seus relatos, explicações, uma verdadeira palestra!

Contamos com 10 presentes neste primeiro encontro, mais, claro, a sra Maria Lúcia Fattoreli, que trouxe consigo 10 exemplares do Caderno de Estudos/ A Dívida Pública em Debate, que logo foi distribuído entre os participantes, e em seguida se deu uma explanação acerca dos desafios dados com a compreensão de que um país tão rico tem tantos gargalos nos gastos públicos, sejam eles, por exemplo, saúde e educação públicas, dado que a Dívida e seus serviços consomem quase metade do Orçamento Geral da União, além de todo um arcabouço jurídico, político e midiático, em seu favor, canalizando os recursos do país para esta finalidade tão discutível.

Os presentes se fizeram ouvir com perguntas das mais interessadas, através da colega, amiga e participante Scarlett, o também companheiro de lutas Lucas Barbosa, a professora Simone, o camarada Adriano, e outros, que salvo algum esquecimento meu, estiveram presentes em questionamentos, aferições, constatações, em uma viva roda de conversa com a nossa querida Maria Lúcia Fattoreli.

Depois de muita discussão encaminhamos uma vontade expressiva de nos aprofundarmos no debate sobre a Auditoria da Dívida Pública brasileira, sobre a possível formação de um Grupo de extensão universitária, vinculando pessoas da comunidade, seja em Escolas ou outros ambientes, ultrapassando o terreno universitário e nos aproximando com as pessoas de fora da UnB. Também pensamos em construir, com o tempo, uma matéria vinculada à algum Departamento, aonde a temática da Dívida fosse abordada. Mas de pronto, MAIS UMA REUNIÃO FOI MARCADA, ESTA PARA O DIA 09 DE ABRIL, TERÇA – FEIRA, ÀS 18H, COM SALA AINDA A DESIGNAR. O Grupo propôs três eixos para a próxima reunião:

1) Agenda

2) Estratégia de Divulgação

3) Finaças

Algumas tarefas ficaram para serem definidas neste próximo encontro, tais como:

Elaborar uma agenda de estudos e exposição de filme acerca das temáticas envolvendo a Dívida e a crise mundial financeira. Ter neste cronograma uma estratégia de divulgação e de propagação do Grupo, atraindo a comunidade, pessoas comuns, terceirizados, estudantes, professores, e interessados em geral. Ter programa de finanças para erguer estrutura para nossas atividades, seja construir uma biblioteca com os livros orientados pela Auditoria Cidadã, no seu site com uma bibliografia básica para a compreensão deste fenômeno da Dívida, ou outra finalidade a ser empenhada pelas demandas do grupo.

Encerro dizendo que esta foi minha compreensão dos fatos ocorridos na nossa primeira reunião enquanto grupo, e que pode ter omitido alguma informação, de maneira despropositada, e que então fica o pedido de que qualquer um que tenha ideia de completar a análise da reunião e enriquecer esta tentativa de narrar o ocorrido no dia 02 de Abril deste corrente ano, fique à vontade.

 

Muito obrigado.

 

Heitor Claro

Advertisements

One comment on “A primeira reunião

  1. Flávio says:

    A pasta com o material para leitura está localizada no Multiuso Cópias atrás do BRB e o telefone para contato é 33406505.

    Falar com Flávio

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s